Resumo

Esta pesquisa de natureza qualitativa, englobando investigação bibliográfica e de campo (Severino, 2002), tem como objetivo estudar, como a manifestação do elemento lúdico da cultura nas aulas de Educação Física, pode reduzir ou exacerbar a prática do Bullying escolar. Partindo de apontamentos de autores como Marcellino (2011), Huizinga (2010), Kishimoto (2011) entre outros, pretendemos explicar questões referentes à manifestação do elemento lúdico da cultura, além de, estudar as possíveis relações deste, com ataques de Bullying, nas aulas de Educação Física. Para abordar a agressividade e os temas relativos ao Bullying, realizamos uma revisão bibliográfica com autores especialistas no assunto, como Fante (2005), Silva (2010), Lopes Neto (2006) e outros. Para investigação do objetivo proposto, realizamos pesquisa bibliográfica, posteriormente confrontada com pesquisa de campo, onde aplicamos entrevistas centradas (Thiollent, 1987) com 4 professores de escolas públicas de Piracicaba-SP, assim como observação participante, com produção de diário de campo (Bruynne et alli, 1977), nas mesmas escolas, totalizando 22 aulas observadas. Com este estudo concluímos, entre outros itens que: na manifestação do elemento lúdico da cultura, nas aulas de Educação Física, podemos ter tanto a exacerbação dos ataques, quanto uma forma de redução destes, e uma possibilidade de diagnosticar as agressões resultantes em Bullying; concluímos que o elemento lúdico da cultura, pode assumir os dois papéis, isto é, ser de um lado um inibidor e fator detector dos ataques, usando suas características que favorecem a alegria, a espontaneidade, a criatividade e o clima de liberdade. E por outro lado, favorecer atitudes agressivas, decorrentes justamente, desta sensação de, estar livre, inclusive das regras sociais e morais. Isto dependerá, entre outros fatores, do preparo e atitude do professor.

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