Da Força do Argumento ou do Argumento de Força? Notas Para Repensar a Produção Teórico-crítica em Educação Física no Brasil
Em Revista da ALESDE v. 9, n 1, 2018. Da página 108 a 127
Resumo
Ao longo do texto, me proponho a indicar e sistematizar alguns elementos metodológicos que ajudem a apreender relacionalmente as dinâmicas de importações teóricas na área de EF no Brasil. Nessa ocasião, irei centrar meus esforços em determinado tipo de produção veiculada na área de EF a partir de aproximações levadas a efeito com as Ciências Humanas e Sociais. Assim sendo, para a interlocução aqui delimitada, recorto e recupero algumas relações que a EF no Brasil firmou com o campo educacional. Mais especificamente, procuro desnaturalizar essas relações, dando seguimento ao meu projeto revisionista no campo da EF brasileira, desta vez a partir da retomada de parte da produção teórico-crítica que influiu nos rumos de desenvolvimento da teoria pedagógica da área a partir dos anos 1980.