Da História da Ginástica à Ginástica Geral: Quais as Expectativas e Apreensões Sobre Ginástica de Estudantes de Educação Física do Cefd/ufes
Por Paula Cristina da Costa Silva (Autor), Ana Paula Endlich Pereira Bastos (Autor), Lígia Maria Corrêa (Autor), Vanessa Brito Cândido (Autor).
Resumo
Este é um relato de experiência que discute as impressões dos discentes sobre a disciplina “Conhecimento e metodologia do ensino da gin|stica”, do 4º. Período – turma 2008/01, do curso de Licenciatura do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo – CEFD/UFES. Busca-se neste trabalho apresentar as expectativas iniciais dos discentes sobre os conhecimentos que são abordados nesta disciplina e, reavaliar suas impressões após seu término, a partir do que foi apreendido por eles nas aulas. Também é tratada as questões relativas as inquietações, os desafios e as ações da docente frente a disciplina abordada. A construção deste relato pautou-se na análise do plano da disciplina do curso de Licenciatura do CEFD/UFES, diário de campo e estudo de um questionário semi-estruturado respondido pelos estudantes no início e ao final da disciplina e na sua avaliação. Foram analisadas também fotografias e filmagens feitas no decorrer das aulas. Foi possível averiguar os conhecimentos apreendidos pelos alunos e aqueles que não foram assimilados. De um modo geral as experiências positivas prevaleceram e geraram bons resultados após a finalização da disciplina