Da História das Disciplinas Escolares à História da Cultura Escolar: Uma Trajetória de Pesquisa
Por Eurize Caldas Pessanha (Autor), Maria Emília Borges Daniel (Autor), Maria Adélia Menegazzo (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação - ANPED, n 27, 2004. Da página 57 a 69
Resumo
Este texto reflete sobre a trajetória que o grupo de pesquisa Professores e Disciplinas Escolares da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vem percorrendo e sobre como, partindo de pesquisas sobre a história das disciplinas escolares, o grupo chegou ao estudo da história da cultura escolar. Para essa reflexão, são analisados os pressupostos do campo de investigação conhecido como "história das disciplinas escolares", conforme Chervel, e os conceitos de cultura e cultura escolar, de acordo com Wiliams, Forquin, Julia, Faria Filho, Viñao-Frago e Escolano. O artigo argumenta que a investigação sobre a cultura escolar de uma determinada escola pode conduzir à reconstituição da história da cultura escolar de uma cidade. Palavras-chave : cultura escolar; currículo; disciplinas escolares.