Da inspiração à profissão: compreendendo o processo de construção da docência feminina na Educação Física
Por Millena Silva Ramos (Autor), Mayrhon José Abrantes Farias (Autor), Adriano Lopes de Souza (Autor).
Em Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG v. 5, 2023.
Resumo
Este estudo tem por objetivo compreender o processo de construção da docência feminina na Educação Física escolar, a partir da trajetória de uma professora do município de Tocantinópolis-TO. A pesquisa possui características de um estudo de caso, com caráter exploratório e uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que a identidade docente se constrói a partir de anseios pessoais e profissionais. Assim, a docência em Educação Física permite problematizar processos históricos e suas representações presentes no contexto escolar, além de construir valores no âmbito profissional. No entanto, apesar dos avanços nas lutas pela ocupação de espaços pelo público feminino, conclui-se que a desigualdade de gênero ainda existe em vários âmbitos, tal como no contexto investigado, apontando para a necessária desconstrução de estereótipos de masculinidade e feminilidade.