Resumo

A obra “Ócio e Cidade” contém pesquisas sobre a transformação dos espaços urbanos a partir do ócio. Cada capítulo agrega mais de um estudo sobre o ócio em relação aos eixos envelhecimento, cultura popular, juventude, educação e saúde. O ócio é compreendido como uma experiência humana integral, direito fundamental e de desenvolvimento pessoal, social e comunitário. Tais reflexões permitem ao leitor tirar o ócio da ociosidade e conhecer a utopia do ócio da cidade. Recomenda-se o livro a pesquisadores do lazer, do “ócio humanista” e para professores de Educação Física envolvidos com políticas culturais nos centros urbanos.

Referências

GUTIERREZ, Cláudio. A. S.; CHAVES, Fernando E. (Orgs.). Ócio e cidade: o papel do ócio na transformação das cidades. São Leopoldo: Unisinos, 2018.

PIMENTEL, Giuliano G. A. Grupo de estudos do lazer (GEL). In: UVINHA, Ricardo. R. (Org.). Lazer no Brasil: grupos de pesquisa e associações temáticas. São Paulo: Edições temáticas, 2018, p. 224-239.

RECHIA, Simone. Cidadania e direito ao lazer nas cidades brasileiras: da fábula à realidade. In: GOMES, Christianne L.; ISAYAMA, Hélder F. (Orgs.). O direito social ao lazer no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2015.

Acessar