Da Queimada Intergaláctica Ao Cabo de Três Forças: Uma Experiência Pedagógica Sobre os Usos dos Jogos Como Conteúdo de Ensino da Educação Física
Por Victor José Machado de Oliveira (Autor), Igor Câmara Luiz (Autor).
Em Cadernos de Formação RBCE v. 7, n 1, 2016. Da página 20 a 31
Resumo
Trata-se do relato de uma intervenção pedagógica realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Serra/ES, em turmas de 1º ao 5º ano, no período entre os meses de agosto e outubro de 2015. Descreve duas propostas de jogo no tangente a sua transformação didático-pedagógica: a queimada “intergaláctica” e o cabo de “três forças”. Essa intervenção surgiu da necessidade de superar as formas tradicionais da queimada e do cabo de guerra que acabavam por centralizar o jogo em torno de um único elemento, qual seja, pegar a bola e queimar ou puxar uma corda. A partir das experiências desenvolvidas com os estudantes percebeu-se que foi possível descentralizar essas práticas: de um lado, o