Da Reflexão à Sistematização – Sete Ações Para Formação Continuada de Professores - Relato de Experiência
Por Fabio Eduardo Mamel (Autor), Josemar Oliveira Paixão da Silva (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 1, 2020.
Resumo
O objetivo desse relato foi descrever um processo de formação continuada para Professores de Educação Física Escolar e analisar as estratégias utilizadas pelos formadores. Durante três dias de formação adotou-se uma sistematização caracterizada num processo de sete ações. Ao colocar cada ação em prática, percebe-se que gera um modelo pedagógico de formação continuada que contribui para a aprendizagem significativa do professor participante. Como principais resultados teve-se a estratégia de aproximar os conteúdos abordados a realidade prática do professor, valorizando seu conhecimento prévio e conhecimento adquirido em sua carreira, seja ela curta ou longa. Outro resultado identificado foi o processo de construção coletiva entre formador-professor, como também professor-professor, a ferramenta mais utilizada foi o diálogo. Contudo percebe-se que a formação continuada de professores de Educação Física Escolar é um campo a ser explorado e pesquisado que pode contribuir não somente para o exercício da prática reflexiva e pedagógica do professor.