Resumo

Este estudo teve como objetivo mapear o perfil das teses e dissertações relacionados com a Ginástica produzidos pelos Programas de Pós-Graduação em Educação Física no Brasil, entre 2010 e 2016. A pesquisa foi quantitativa, de caráter descritivo e exploratório. As fontes de consulta foram os relatórios anuais enviados à CAPES entre 2010 e 2016, o catálogo de teses e dissertações da CAPES e os trabalhos produzidos. Foram defendidos 8 teses e 38 dissertações sobre a Ginástica em 13 diferentes Programas sobre a ginástica. Os principais centros de produção foram a UFRGS, UNICAMP e UNOPAR. As modalidades contempladas nas produções são: Ginástica Rítmica (20 trabalhos), Ginástica Artística (15), Ginástica para Todos (12) e Ginástica Acrobática (1). Os trabalhos tiveram diferentes enfoques temáticos, a saber: aspectos sociais, culturais e históricos (16), treinamento (13), esporte na educação (12), saúde (4), iniciação esportiva e categorias de base (3), aspectos psicológicos (3), administração, financiamento e políticas públicas (3), regras e arbitragem (2), técnicos e treinadores (2). Quanto às subáreas de conhecimento, a produção se configurou da seguinte forma: 40% na biodinâmica, 33% na sociocultural, 21% na pedagógica e 7% em “outros”. A diversidade na produção sobre a Ginástica reflete a sua aplicabilidade em diferentes aspectos da vida humana.

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