Resumo

A apropriação do território onde mora é o que garante ao indivíduo cidadania e senso de pertencimento em uma comunidade. Além disso, o incentivo à prática de atividade física desde a infância é o que pode resultar em uma sociedade mais ativa na idade adulta. O nosso relato de experiência apresenta a oferta de práticas corporais e esportivas para as nossas crianças na cidade litorânea na qual vivem, que oferece inúmeras possibilidades devido tanto à geografia local quanto à cultura caiçara que luta pela preservação da natureza. Objetivo: O nosso objetivo foi buscar o pertencimento territorial dos alunos e alunas do Esporte Criança em Bertioga, através de práticas em diferentes ambientes e do reconhecimento do nosso entorno e suas comunidades. Desenvolvimento: As ações pensadas pelos educadores foram pautadas no documento norteador do programa PSE (Programa Sesc de Esportes) e planejadas pensando numa divisão que incluiu os nossos quatro elementos geográficos principais: Serra, Terra, Areia e Mar. Estes estavam como temas presentes para subdividir os conteúdos e ações relacionadas às famílias de jogos (invasão, marca, de rebater, lutas e expressão). Por meio da experimentação lúdica de diferentes modalidades e brincadeiras, o nosso planejamento englobou as bases para a formação esportiva das crianças principalmente das atividades mais desenvolvidas e possíveis em Bertioga e visitas para lugares específicos do nosso entorno com o potencial fator natureza (Praias de Bertioga, Trilhas, Comunidade Vila da Mata e Rio Jaguareguava). Sugestões: A vivência do esporte atrelada à apropriação de espaço é o que traz a sensação de acolhimento e identificação com determinada modalidade. Mapear e ofertar opções dentro das possibilidades da nossa cidade é o que pode resultar em uma população mais engajada nas práticas que elas venham a ter interesse ao longo da vida, reconhecendo o meio físico e esportivo no território onde vivem.

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