“Dança Brasil”: olhares sobre as danças regionais na escola
Por Carlos Eduardo Neves (Autor), Fábio Ricardo Mizuno Lemos (Autor).
Resumo
O objetivo da pesquisa foi desenvolver e analisar uma sequência didática de 18 aulas sobre danças regionais brasileiras, inseridas em uma disciplina eletiva para os anos finais do ensino fundamental. Para isso, foi utilizada uma Intervenção Pedagógica que envolveu 37 alunos(as) matriculados(as) na disciplina eletiva “Dança Brasil”, em uma escola da Rede Estadual do interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados incluiu registros dos diálogos estabelecidos e a descrição de toda sequência didática, ocorrida no primeiro semestre de 2023, em diário de bordo. Para análise dos dados, foi utilizado o desenvolvimento de categorias de codificação, culminando nas seguintes categorias: A) Fatores Organizacionais e Pedagógicos da Prática Docente; B) Motivações para a Escolha e Ludicidade; C) Protagonismo dos(as) Participantes.
REFERÊNCIAS
ARCO-VERDE, Y. F. S. Tempo escolar e organização do trabalho pedagógico. Em Aberto, v. 25, n. 88, p. 83-97, 2012.
BARRETO, D. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.
BARROSO, J. Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1995.
BOGDAN, R. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASILEIRO, L. T. O conteúdo “dança” em aulas de educação física: temos o que ensinar? Pensar a Prática, n. 6, p. 45-58, 2003.
CAÑETE. L. S. C. O diário de bordo como instrumento de reflexão crítica da prática do professor. 2010. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
COUTO, Y.; A. Dança circular sagrada e seu potencial educativo. 2008. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2008. Disponível em: https://iepapp.unimep.br/biblioteca_digital/pdfs/2006/NTFYKKWCNQAQ.pdf. Acesso em: 24 fev. 2024.
DAMIANI, M. F.; ROCHEFORT, R. S.; CASTRO, R. F. DE; DARIZ, M. R.; PINHEIRO, S. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, p. 57-67, 2013.
FERREIRA, V. Dança escolar: um novo ritmo para a educação física. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 38. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GAIO, R.; GÓIS, A. A. F. Dança, diversidade e inclusão social: sem limites para dançar. Dança e diversidade humana. Campinas: Papirus, 2006.
GASPARI, T. C. Dança. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A (coord.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 199-226.
GLAT, R. Desconstruindo representações sociais: por uma cultura de colaboração para a inclusão escolar. Revista Brasileira Educação Especial, v. 24, ed. esp., p. 9-20, 2018.
LUCKESI, C. C. Ludicidade e experiências lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. In: PORTO, B. S. (org.). Educação e Ludicidade: ensaios 02, GEPEL/FACED/UFBA, 2002. p. 22-60.
MENDONÇA, R. Olhares críticos sobre protagonismo juvenil e participação social. In: LYRA, J.; SOBRINHO, A.; RIBEIRO, C.; CAMPOS, T.; LUZ, L.; MEDRADO, B. (org.). Adolescências em movimento: riscos, traços e tramas. Recife: Instituto PAPAI/MAB/Canto Jovem, 2011. p. 81-100.
NEVES, C. E. Danças regionais brasileiras nos anos finais do ensino fundamental: análise de uma proposta de ensino em uma disciplina eletiva. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024.