Resumo

Pretendemos neste estudo investigar as contribuições da dança para o desenvolvimento da cognição e da afetividade no âmbito educativo, procurando evidenciar a sua importância como facilitadora do processo de ensino e de aprendizagem, visto que ela pode ser compreendida como recurso para a formação artística, crítica, cultural, estética, social e física dos alunos. Neste contexto, ressalta-se a necessidade de um trabalho com movimento, engajado nos demais componentes curriculares do ensino fundamental, sobretudo em escolas que funcionam em tempo integral. Tem-se como objetivo principal a investigação das relações entre dança, cognição e afetividade, bem como as contribuições desses elementos para a educação de crianças a partir de uma experiência em uma escola rural de tempo integral da Educação Básica no município de Goiânia. A pesquisa sugere um estudo de caso qualitativo. A fundamentação teórica do trabalho destaca Vygotsky (1991), Wallon (1975), Breton (2011), Merleau-Ponty (1999), Damásio (2000), Maturana e Varela (2001), entre outros, e, para embasar a investigação no contexto específico da dança e das artes em geral inseridas na educação, este estudo prevê a releitura dos trabalhos de Marques (2003), Strazzacappa (2001), Saraiva-Kunz (2003), Laban (1990), Dantas (1999b) e Vianna (2008).

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