Dança Como Conteúdo da Educação Física Escolar
Por Roberta Oliveira da Costa (Autor), Jurandir Fernandes Cavalcante (Autor), Francisco Getúlio Alves Moreira (Autor), Antônio Orcini Costa Júnior (Autor), Bruno Feitosa Policarpo (Autor), Luiz Torres Raposo Neto (Autor).
Resumo
O movimento para dança/escola constitui uma atividade essencial e dinâmica para formação do homem. Assim torna-se necessário reconhecer a dança no contexto escolar um instrumento educacional de socialização, desenvolvimento corporal, que contribui para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. Deste modo o presente estudo teve como objetivo investigar a utilização do conteúdo dança nas aulas de Educação Física, bem como entender os desafios para se trabalhar este conteúdo. Consiste em uma pesquisa de campo, de modo transversal com a abordagem quantitativa descritiva, onde se utilizou da aplicação de questionário semiestruturado para a coleta de dados. Participaram 20 professores de Educação Física de escolas particulares, sendo 60% (12) do sexo feminino e 40% (8) masculino, com idades entre 22 e 39 anos, selecionada de forma aleatória. Os resultados obtidos indicaram que para 100% (20) dos professores a aplicação do conteúdo de dança na escola é extremamente relevante. Os achados também evidenciam que 70% incluem a dança em seu planejamento escolar, 5% não inclui é 25% às vezes. Concluímos que a dança é um conteúdo extremamente relevante para a formação do educando, e que sua existência na aula de Educação Física infere modificações e transformações para formação do indivíduo. Percebeu-se que, embora os professores, reconheça a importância deste conteúdo no processo de aprendizagem, ainda existem barreiras na aplicabilidade destes, no ambiente escolar.