Resumo

O movimento para dança/escola constitui uma atividade essencial e dinâmica para formação do homem. Assim torna-se necessário reconhecer a dança no contexto escolar um instrumento educacional de socialização, desenvolvimento corporal, que contribui para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. Deste modo o presente estudo teve como objetivo investigar a utilização do conteúdo dança nas aulas de Educação Física, bem como entender os desafios para se trabalhar este conteúdo. Consiste em uma pesquisa de campo, de modo transversal com a abordagem quantitativa descritiva, onde se utilizou da aplicação de questionário semiestruturado para a coleta de dados. Participaram 20 professores de Educação Física de escolas particulares, sendo 60% (12) do sexo feminino e 40% (8) masculino, com idades entre 22 e 39 anos, selecionada de forma aleatória.  Os resultados obtidos indicaram que para 100% (20) dos professores a aplicação do conteúdo de dança na escola é extremamente relevante. Os achados também evidenciam que 70% incluem a dança em seu planejamento escolar, 5% não inclui é 25% às vezes. Concluímos que a dança é um conteúdo extremamente relevante para a formação do educando, e que sua existência na aula de Educação Física infere modificações e transformações para formação do indivíduo. Percebeu-se que, embora os professores, reconheça a importância deste conteúdo no processo de aprendizagem, ainda existem barreiras na aplicabilidade destes, no ambiente escolar.

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