Dança Como Disciplina na Escola de Educação Fisica - Demonstração Prática do Método
Por Edson Cesar Ferreira Claro (Autor).
Em VIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte -SIMPOCE
Resumo
A dança atende como agente da Educação Física os aspectos neuromuscular, perceptivo motor, fisiológico, postural, qualidades físicas e contribui de maneira direta no fator psico-social (integração, sensibilidade e respeito mútuo) .Pela dicotomia que a Educação Física enfoca, entre corpo e mente, conscientizamos a necessidade de buscar uma linha educacional que acredite no homem como um todo. E agora através da metodologia da dança como educação, utilizada em academias, escolas de 1º grau, cursos de extensão universitária, universidades e equipes de treinamento, comprova-se a proposta de trabalho. O método utilizado para ampliação e aplicação da linha básica foi através de orientação de profissionais da Educação Física. O objetivo do estudo é a dança corno fator para a formação do homem e em particular o professor de educação física, denominadas veículos ativos da ciência do movimento. A utilização do método proposto resulta positivamente em múltiplos aspectos: surgimento espontâneo pelo rendimento psicomotor e real utilização da dança como formação e educação dentro dos objetivos de uma escola que acredita no homem como um todo.