Dança: Conhecimento a Ser Tratado nas Aulas de Educação Física Escolar
Por Mônica Caldas Ehrenberg (Autor), Jorge Sérgio Perez Gallardo (Autor).
Em Motriz v. 11, n 2, 2005. Da página 111 a 116
Resumo
Este estudo de cunho bibliográfico visa refletir sobre a Dança como um dos conhecimentos a ser tratado nas aulas de Educação Física escolar, com um olhar estabelecido pelo conceito de cultura como categoria principal para essas aulas. Sendo esta uma abordagem relativamente nova para a área e ainda discutida de maneira equivocada, é que nos sentimos motivados a escrever este texto, partindo dos pressupostos mais antigos da Educação Física, cuja associação sempre foi de um corpo exclusivamente biológico, e buscando alcançar a relação cultural para área. Reconhecendo a dificuldade de um olhar prático para o conceito estabelecido, é que sugerimos, ao final do texto, uma possibilidade de trabalho para a Dança nas aulas de Educação Física escolar, com um enfoque cultural. Palavras-chave: Educação Física Escolar, cultura, dança.