Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a dança de rua, na dimensão sócio-cultural do lazer¸ pode integrar o cotidiano das crianças envolvidas na pesquisa, ressignificando suas práticas e seu “pedaço”. O estudo pode contribuir para a área da Educação, Artes, Educação Física e Estudos do Lazer, no que concerne a ações didático-pedagógicas, que podem cooperar na capacitação de profissionais da educação, por meio da percepção de diversas formas de alcançar o indivíduo como um todo, possibilitando um ser crítico diante da sociedade, a conquista da autonomia e a formação da própria personalidade. Como recurso metodológico, fez-se uso da combinação de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo do tipo pesquisa-ação que foi desenvolvida com 50 crianças do bairro Santa Felicidade de Maringá, estudantes da escola Benedita Natália Lima, como forma de propiciar o contato com a dança de rua, um dos elementos do movimento hip hop, por meio da proposta de arte-educação. A coleta de dados deu-se por meio de observações participativas, diário de campo e entrevista com roteiros semi-estruturados, sendo este realizado em três momentos: o primeiro, diagnóstico e os demais, realizados no processo de desenvolvimento dos encontros e finalização das vivências. Com a realização da pesquisa foi possível afirmar que a dança, enquanto manifestação artística e possibilidade de lazer, desenvolvida por meio das atividades relacionadas ao movimento hip-hop, pode cooperar com indivíduos mais críticos, estereótipos e discriminação das mais diversas ordens, ou seja, para a busca da cidadania das crianças. Os resultados apontaram para a criação de vínculos entre as crianças e a dança de rua, ampliando seus conhecimentos, suas potencialidades e desmistificando os preconceitos existentes para com a cultura negra.