Resumo

Este estudo tem por objetivo formular Propostas de Ensino e Aplicação da Dança e seus Elementos, para P.P.D.F., independentemente de seu tipo de lesão ou grau de comprometimento motor. Para isso o estudo começa por observar a quase obrigatoriedade das escolas de dança convencionais, de que os corpo..<> devam ser "perfeitos", como pré-requisito para dançar. Reconhece a existéncia de abordagens com dança. que privilegiam deficientes com graus de comprometimento diferentes, tais como deficientes visuais, auditivos e mentais, justificando a adaptação de mecanismos também para a população envolvida no estudo. Trata,.se de pesquisa. aplicada onde foram utilizados o levantamento bibliográfico e a pesquisa-ação. Após treze anos de tra.bal110 prático, pesquisa e experimentação, estabelecemos un1 diálogo entre as abordagens de alguns métodos de dança e as P.P.D.F., através de uma revisão da literatura da tríade, cujo material bibliográfico se compõe do método desenvolvido por Rudolf Von Laban, da "Eutonia", proposta por Gerda Ale..xander e da "Dançat.erapia", estruturada por Maria Fux. Posteriorment.e estabelecemos os trés princípios básicos da nossa proposta: A Estrutura, a Identificação e a Linguagem e desses, resultando em seis Etapas de Ensino: i - O Encontro con1 os Pares do Grupo; ii - O Tato e o Contato com a Cadeira de Rodas; iii- A sa.ida da Cadeira; i v -O Corpo no Chão; v- A Descoberta dos Movimentos do Corpo; vi - Juntando as Conquistas e Montando os Conjuntos de Movimento. Finalizamos apontando que a dança pode ser vista enquant.o um processo, não um treinamento, que se desenha distintamente para cada pessoa; su~ abrangéncia na vida de cada um, porque transcende os espaços destinados a esta prática, fazendo com que o corpo seja visto e utilizado como instrumento de expressão, seja no palco 011 no dia a dia. independente da lesáo.

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