Resumo

Este estudo tem por objetivo formular propostas de Ensino e Aplicação da Dança e seus elementos, para P.P.D.F., independentemente de seu tipo de lesão ou grau de comprometimento motor. Para isso o estudo começa a observar a quase obrigatoriedade das escolas de dança convencionais, de que os corpos devam ser "perfeitos", como pré-requisitos para dançar. Reconhece a existência de abordagens com dança que privilegiam deficientes com graus de comprometimento diferentes, tais como deficientes visuais, auditivos e mentais, justificando a adaptação de mecanismos também para a população envolvida no estudo. Trata-se de pesquisa aplicada onde foram utilizados o levantamento bibliográfico e a pesquisa- ação. Após treze anos de trabalho pratico, pesquisa e experimentação, estabelecemos um dialogo entre as abordagens de alguns métodos de dança e as P.P.D.F., através de uma revisão da literatura da tríade, cujo material bibliográfico se compõe do método desenvolvido por Rudolf Von Laban, da "Eutonia", proposta por Gerda Alexander e da "Dancaterapia", estruturada por Maria Fux. Posteriormente estabelecemos os três princípios básicos da nossa proposta: a estrutura, a identificação e a linguagem e desses, resultando em seis etapas de ensino: i – O encontro com os pares do grupo; ii- O tato e o contato com a cadeira de rodas; iii- A saída da cadeira; iv – O corpo no chão; v- A descoberta dos movimentos do corpo; vi – Juntando as conquistas e montando os conjuntos de movimento. Finalizando apontando que a dança pode ser vista enquanto um processo, não um treinamento, que se desenha distintamente para cada pessoa, sua abrangência na vida de cada um pode, porque transcende os espaços destinados a esta pratica, fazendo com que o corpo seja visto e utilizado como instrumento de expressão, seja no palco ou no dia a dia, independente da lesão.

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