Dança e Conhecimentos Sobre o Corpo: Uma Sequência Didática Aplicada Ao Ensino Fundamental I
Por Danielle Pimentel Fernandes (Autor), Elaine Rasga (Autor), Luís Aureliano Imbiriba (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A dança faz parte da cultura corporal humana e está descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), sendo então, um dos possíveis conteúdos da educação física escolar. Assim, no âmbito escolar, a dança deve ser trabalhada de forma a ressaltar a cultura do ambiente em que os alunos estão inseridos, podendo aumentar o respeito pelas novidades e quebra de barreiras e preconceitos com as diferenças, sejam elas culturais ou de gênero (GASPARI, 2011). Assim, o objetivo do trabalho é a construção de uma sequência didática embasada nos estudos existentes sobre dança aplicada na educação física escolar e a avaliação da percepção dos alunos frente ao que será apresentado na sequência didática.