Dança e Educação: Dimensões ético-estéticas do Corpo
Por Vitor Hugo Marani (Autor), Antonio Carlos Monteiro de Miranda (Autor).
Em Pensar a Prática v. 21, n 4, 2018. Da página 913 a 923
Resumo
O texto foi orientado pelas interfaces entre dança e educação, a fim de problematizar as dimensões ético-estéticas do corpo no contexto do ensino da dança na escola. Especificamente, atentou-se à reflexão sobre o ensino da dança na escola e à discussão referente à dimensão ético-estética do corpo se instaura como elemento educacional para se pensar a dança como meio para unir sensibilidade à racionalidade. Para tanto, a pesquisa, de caráter bibliográfico, foi guiada por leituras de obras relacionadas à dança, à educação ao sentido ético-estético do corpo. Concluiu-se que a educação ético-estética por meio da dança pode contribuir para a valorização do sensível e da criação na cultura do corpo como formas de mudança no paradigma da dança no tempo-espaço escolar.
Palavras-chave
Dança. Dimensão Ético-Estética. Educação.