Dança e Ensino Superior: Sua Relação na Formação do Acadêmico de Educação Física
Por João Paulo Ramos de Oliveira (Autor), Jurandir Fernandes Cavalcante (Autor), Luiz Torres Raposo Neto (Autor), Valmir Arruda de Sousa Neto (Autor), Eduardo de Lima Melo (Autor), Roberta Oliveira da Costa (Autor).
Resumo
A utilização da dança esteve presente desde as civilizações mais antigas até mais atuais, onde sempre encontramos uma expressão de cultura e educação. A dança é uma arte antiga, tão antiga quanto o próprio homem. Deste modo o presente estudo buscou identificar a visão dos acadêmicos de Educação Física a respeito do conteúdo de dança e os processos metodológicos utilizados na aplicação da disciplina. Trata-se de um trabalho do tipo qualitativo-descritivo, utilizando-se do conteúdo de dança presente na formação do professor de Educação Física, buscando compreender sua relação com os discentes. Para tal, foi utilizado com instrumento um questionário semi-estruturado. Para isto, foram entrevistados 123 alunos regularmente matriculados na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Os resultados obtidos indicaram uma transformação na visão dos discentes a respeito dos conteúdos abordados na disciplina de dança o que pode ter ocorrido através das metodologias utilizadas. Conclui-se que as atividades propostas na disciplina e a metodologia utilizada elevaram o nível dos discentes tornando-os capazes de inserir esse conteúdo, no processo das práticas corporais no ambiente escolar.