Resumo

A utilização da dança esteve presente desde as civilizações mais antigas até mais atuais, onde sempre encontramos uma expressão de cultura e educação. A dança é uma arte antiga, tão antiga quanto o próprio homem. Deste modo o presente estudo buscou identificar a visão dos acadêmicos de Educação Física a respeito do conteúdo de dança e os processos metodológicos utilizados na aplicação da disciplina. Trata-se de um trabalho do tipo qualitativo-descritivo, utilizando-se do conteúdo de dança presente na formação do professor de Educação Física, buscando compreender sua relação com os discentes. Para tal, foi utilizado com instrumento um questionário semi-estruturado. Para isto, foram entrevistados 123 alunos regularmente matriculados na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Os resultados obtidos indicaram uma transformação na visão dos discentes a respeito dos conteúdos abordados na disciplina de dança o que pode ter ocorrido através das metodologias utilizadas. Conclui-se que as atividades propostas na disciplina e a metodologia utilizada elevaram o nível dos discentes tornando-os capazes de inserir esse conteúdo, no processo das práticas corporais no ambiente escolar.

Acessar