Dança e Síndrome de Down Uma Revisão Sistemática da Literatura
Por Beatriz Czarniecki (Autor), Shaune Emanuela Fornaciari Silva (Autor), Veronica Volski Mattes (Autor), Ana Carolina Paludo (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 26, n 1, 2021.
Resumo
Objetivo: O presente estudo teve como objetivo principal revisar a literatura acerca de estudos com intervenções de dança na população com Síndrome de Down (SD) e seus possíveis benefícios. Método: A seleção dos artigos contou com as recomendações do PRISMA. Então foram realizadas buscas em diferentes bases de dados, com as palavras “dança” e “síndrome de down” em português e inglês. Resultados: A seleção final contou apenas com artigos que apresentaram análise de variáveis pré e pós-intervenção de dança, compreendendo ao final nove artigos. Conclusão: Como conclusão nota-se que programas de intervenção de dança, aplicados de diferentes maneiras, podem atuar positivamente na população SD. Esses benefícios se estendem desde a melhora no componente motor e gasto calórico até os domínios questões como interação social, autoconfiança e consciência corporal.
REFERÊNCIAS
ACSM American College of Sports Medicine. Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição. 10. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
BERTAPELLI, Fabio; PITETTI, Ken; AGIOVLASITIS, Stamatis; GUERRA-JÚNIOR, Gil. Overweight and obesity in children and adolescents with Down syndrome—prevalence, determinants, consequences, and interventions: A literature review. Research in Developmental Disabilities. v. 57, p. 181-192, 2016. Disponível em: http://europepmc.org/article/med/27448331
DESAI, Sindoor. Down syndrome: a review of the literature. Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology, v. 84, n. 3, p. 279-285, 1997. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9377191/
FALSARELLA, Andrea Pedroni; AMORIM, Danielle Bernardes. A importância da dança no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes. Conexões, v. 6, n. esp., p. 306-317, 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637835
FARENCENA, Eliana; SILVA, Iris Lima; BERESFORD, Heron. A dança educacional como um valioso meio para o desenvolvimento perceptivo-motor de adolescentes com síndrome de down. Ulbra e Movimento, v. 1, n. 2, p. 1-11, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/actabrasileira/article/view/3066
FARIAS, Lays Hevércia Silveira; MACHADO, Lavinia Teixeira. Behind the Dance: Educational, Emotional and Social Contexts in Down syndrome. International Journal of Humanities Social Sciences and Education, v. 3, n. 1, p. 1- 2016. Disponível em: https://www.arcjournals.org/pdfs/ijhsse/v3-i1/5.pdf
FLORES, Mariana Imbrunito; BANKOFF, Antonia Dalla Pria. Influência da dança expressiva sobre o equilíbrio corporal em portadores com Síndrome de Down. Conexões, v. 8, n. 3, p. 35-46, 2010. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637726
GORLA, José Irineu; CAMPANA, Mateus Betanho; OLIVEIRA, Luciana Zan. (Org.). Teste e avaliação em esporte adaptado. São Paulo: Phorte, 2009.
GUTIÉRREZ-VILAHÚ, Lourdes; MASSÓ-ORTIGOSA, Núria; TUTUSAUS, Luís Costa; GUERRA-BALIC, Myriam; REY, Ferran. Effects of a dance program on static balance on a platform in young adults with Down syndrome. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 33, n. 3, p. 233-252, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/306271014_Effects_of_a_Dance_Program_on_Static_Balance_on_a_Platform_in_Young_Adults_With_Down_Syndrome
ITO, Yukiko; HIRAMOTO, Izumi; KODAMA, Hideya. Factors affecting dance exercise performance among students at a special needs school. Pediatrics International, v. 59, n. 9, p. 967-972, 2017. Disponível em: https://europepmc.org/article/med/28586511
LIBERATI, Alessandro; ALTMAN, Douglas; TETZLAFF, Jennifer; MULROW, Cynthia; GØTZSCHE, Peter; IOANNIDIS, John; CLARKE, Mike. PRISMA’s statement for reporting systematic reviews and meta-analyzes of studies evaluating health interventions: explanation and elaboration. PLoS Medicine, v. 6, 2009. Disponível em: https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1000100
LOSSING, Ana; MOORE, Mary; ZUHL, Micah. Dance as a treatment for neurological disorders. Body Movement and Dance in Psychotherapy, v. 12 n. 3, p. 170-184, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17432979.2016.1260055
MAIA, Vidal Aline; BOFF, Ricardo Sérgio. A influência da dança no desenvolvimento da coordenação motora em crianças com Síndrome de Down. Conexões, v. 6, ed. esp., p. 144-154, 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637820
MAREEUW, Francine Van Den Driessen; HOLLEGIEN, Mirjam; COPPUS, Antonia; DELNOIJ, Diana; VRIES, Esther. In search of quality indicators for Down syndrome healthcare: a scoping review. BMC Health Services Research, v. 17, n. 1, p. 284, 2017. Disponível em: https://bmchealthservres.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12913-017-2228-x
MCGUIRE, Michelle; LONG, Jason; ESBENSEN, Anna; BAILES, Amy. Adapted Dance Improves Motor Abilities and Participation in Children with Down Syndrome: A Pilot Study. Pediatric Physical Therapy, v. 31, n. 1, p. 76-82, 2019. Disponível em: https://europepmc.org/article/med/30557286
MEHTA, Parshwa; CHOI, Soon-Mi. The Role of Exercise Physiology in Dance. Research in Dance and Physical Education, v. 1, n. 1, p. 29-35, 2017. Disponível em: http://rdpe.co.kr/xml/10840/10840.pdf
MOREIRA, Lorena; EL-HANI, Charbel; GUSMÃO, Fábio. A Síndrome de Down e sua patogênese: considerações sobre o determinismo genético. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 22, n. 2, p. 96-99, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbp/v22n2/a11v22n2.pdf
PAUL, Yvonne; ELLAPEN, Terry; BARNARD, Marco, HAMMILL, Henriette; SWANEPOEL, Mariette. The health benefits of exercise therapy for patients with Down syndrome: A systematic review. African Journal of Disability, v. 8, p. 576, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6852506/
PERNANBUCO, Andrei Pereira; MAIA, Marcela Borges; FARIA, Wellerson Costa; VALADARES, Ywia Danieli. Estudo da correlação entre a dança e a postura corporal de portadores de síndrome de Down avaliados pela biofotogrametria computadorizada. Fisioterapia Brasil, v. 11, n. 6, 2010. Disponível em: https://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/fisioterapiabrasil/article/view/1437
REINDERS, Nicole; BRYDENA, Pamela; FLETCHER, Paula. Dancing with Down syndrome: a phenomenological case study. Research in Dance Education, v. 16, 2015. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1078142
ROIZEN, Nancy; MAGYAR, Caroline; KUSCHNER, Emily; SULKES, Steven; DRUSCHEL, Charlotte; WIJNGAARDEN, Edwin Van; RODGERS, Lisa; DIEHL, Alison; LOWRY, Richard; HYMAN, Susan. A community cross-sectional survey of medical problems in 440 children with Down syndrome in New York State. Journal of Pediatrics, v. 164, p. 871–875, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24367984/
SAMPAIO, Paloma Lobato Gentil; FRNAKLIN, Dayana Viana; FREIRE, Karina Lorena Moura; PEDROSO, Nedy de Souza. Perfil motor de crianças com síndrome de down entre 08 e 11 anos de idade na APAE de Santarém/PA. Fenapaes, v. 1, n. 2, p. 37-54, 2013. Disponível em: https://apaeciencia.org.br/revista
SHIELDS, Nora; DOWNS, Jenny; HAAN, Judy; TAYLOR, Nicholas; TORR, Jennifer; FERNHALL, Bo; KINGSLEY, Michael; MNATZAGANIAN, George; LEONARD, Helen. What effect does regular exercise have on oxidative stress in people with Down syndrome? A systematic review with meta-analyses. Journal of Science and Medicine in Sport, v. 21, n. 6, p. 596-603, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29103914/
SILVA, Diorges Ricardo; FERREIRA, Juliana Saraiva. Intervenções na educação física em crianças com syndrome de down. Revista de Educação Fisica - UEM. Maringá, v. 12, n. 1, 2001. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3784
SILVA, Maria Graziela Mazziotti Soares; SCHWARTZ, Gisele Maria. A expressividade na dança: visão do profissional. Motriz, v. 5, n. 2, 1999. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/05n2/5n206Soares.pdf
STRAZZACAPPA, Márcia. A dança moderna. Pro-Posições, v. 18, n. 1, p. 229-259, 2007. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643579.