Resumo

A dança é uma manifestação da cultura corporal que vem sendo trabalhada em diversos ambientes como uma possibilidade educacional. O presente trabalho é um relato de experiência de aulas de dança no Projeto Social da cidade de São José do Rio Pardo/ SP, realizado com crianças e adolescentes, que tem como objetivo o trabalho de dança educativa, na qual a cada semestre é apresentada as turmas, divididas por faixa etária, uma proposta de trabalho. O trabalho foi realizado no primeiro semestre de 2013 e envolveu crianças de 09 a 12 anos denominados pelo projeto de turma T2 que praticavam aulas duas vezes por semana nos períodos manhã ou tarde. Para o desenvolvimento das aulas foi feito a proposta de dançar relacionando os movimentos corporais com a história do município. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa inicial, onde as crianças buscavam elementos históricos da cidade, tais como: os povos, os usos e costumes que formaram a cultura rio-pardense. A partir da pesquisa as crianças perceberam a forte influência dos negros na cultura local, em especial de escravos vindos da África trazidos por italianos que cultivavam café. Paralelo a pesquisa, as crianças vivenciaram danças afro, podendo aprofundar em movimentos específicos dessa proposta. Após a pesquisa e a vivência, as crianças criaram movimentos corporais ritmados para simbolizar histórias levantadas, bem como produziram cenários e figurinos característicos. Para finalizar o processo, houve a criação de uma apresentação de tudo o que as crianças produziram, em um espetáculo aberto a comunidade. Ao término do processo podemos concluir que esse trabalho proporcionou as crianças uma nova perspectiva do dançar, que vai muito além da simples repetição de gestos e movimentos, permitindo acesso a novas informações e aprendendo valiosos elementos que perpassam a dança, dando sentido histórico e cultural ao que é interpretado. O trabalho permitiu também que as crianças dialogassem sobre dança e cultura com seus familiares, professores e outras pessoas da sociedade.

Acessar