Dança Educação: Mediadora Interdisciplinar na Construção do Conhecimento Formal
Por Renata S e S de Oliveira Figueiredo (Autor), Angélica C da Silva (Autor), Daniela M dos Santos Nogueira (Autor), Leticia F Machado dos Santos (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivando oferecer aos alunos do Colégio Pedro II de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, a oportunidade de identificar através da dança elementos constitutivos da história da cidade, e ainda, verificar se tal atividade, desenvolvida no 2º semestre de 2015, poderia revelar a função mediadora da Educação Física (Lovisolo,1995) no processo de compreensão da dinâmica cultural local, planejou-se atividade pedagógica alusiva aos 450 anos da fundação da cidade, assim como a investigação em curso e de caráter exploratório. A metodologia utilizada na primeira fase do estudo referiu-se ao conteúdo vivenciado pelo alunado, pautado na sensibilização temática através de ampla pesquisa, aulas de dança e expressão corporal, audições semanais para montagens coreográficas e elaboração dos figurinos das diferentes épocas. A segunda fase, ainda em andamento, refere-se a avaliação do evento através da coleta de dados por entrevistas semi-estruturadas e abertas, com alunos dos atuais segundos e terceiros anos, selecionados aleatoriamente, e cujo teor pretende-se submeter a Análise do Discurso (Orlandi, 1994), a fim de se reconhecer o caráter mediador da Educação Física Escolar na construção do conhecimento formal. As primeiras falas parecem indicar que a atividade de dança contribuiu para a educação motora e a formação cultural dos alunos do Ensino Médio na medida em que agregou valores filosóficos, socioculturais e portanto estéticos regionais, às ações corporais dos processos coreográficos, trabalhando resistências como a aceitação das diferentes posturas religiosas, as questões de gênero e as étnico-raciais, além de desmistificar a crença na dança como modalidade do universo feminino.