Dança - Educação Para Crianças do Ensino Público - é Possível
Por Patrícia Ribeiro Feitosa Lima (Autor), Mirna Albuquerque Frota (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 15, n 3, 2007. Da página 137 a 144
Resumo
Busca fomentar reflexões acerca da dança-educação. Sabe-se que dançar é uma atividade inerente ao ser humano, porém noutras abordagens torna-se instrumento de apelo à perniciosa promoção da sexualidade precoce das crianças. Aplicar a dança-educação nas escolas públicas parece utópico, porém a educação solicita conteúdos mais atrativos para um desenvolvimento integral. Para este objetivo, faz-se um levantamento de aspectos da dança que perpassa desde o seu surgimento à sua realidade no âmbito da educação brasileira na contemporaneidade. Delineiam-se ainda, referências relevantes do ensino da dança-educação no Brasil, como também a dança se desvela para o ensino como um meio de educar, promover a saúde e formar cidadãos crítico-reflexivos. É possível?