Resumo

Este artigo pretende abordar algumas questões analisadas na pesquisa monográfica de mesmo título realizada em escola pública (Araújo;1993). Uma das discussões principais do estudo se refere à presença e à influência da cultura de massa numa população de estudantes adolescentes e o papel do sistema escolar diante do fenômeno da massificação presente na cultura corporal, em especial a dança, área de conhecimento comum às disciplinas Educação Física (como linguagem de movimento) e Educação Artística (como linguagem estética). Ao considerar a cultura corporal como fundamental para o entendimento da vida extra-escolar de adolescentes, o estudo parte para uma breve sistematização acerca do que é popular, erudito e da massa na cultura brasileira, chegando a uma análise das diferenças e semelhanças da dança na três vertentes culturais. Os resultados da pesquisa prática constatam o desinteresse dos alunos em conhecer outros universos culturais. Propõe-se, portanto, uma metodologia para o ensino da dança que utilize a realidade de cada um como ponte para a ampliação do conhecimento de alunos e professores, com vistas a encontrar o acesso para uma reflexão/construção ética e estética acerca das diferentes formas de produção cultural na área da dança.

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