Dança na Escola: Cultura Corporal de Massa, Popular ou Erudita?
Por Márcia Virgínia Bezerra de Araújo (Autor).
Resumo
Este artigo pretende abordar algumas questões analisadas na pesquisa monográfica de mesmo título realizada em escola pública (Araújo;1993). Uma das discussões principais do estudo se refere à presença e à influência da cultura de massa numa população de estudantes adolescentes e o papel do sistema escolar diante do fenômeno da massificação presente na cultura corporal, em especial a dança, área de conhecimento comum às disciplinas Educação Física (como linguagem de movimento) e Educação Artística (como linguagem estética). Ao considerar a cultura corporal como fundamental para o entendimento da vida extra-escolar de adolescentes, o estudo parte para uma breve sistematização acerca do que é popular, erudito e da massa na cultura brasileira, chegando a uma análise das diferenças e semelhanças da dança na três vertentes culturais. Os resultados da pesquisa prática constatam o desinteresse dos alunos em conhecer outros universos culturais. Propõe-se, portanto, uma metodologia para o ensino da dança que utilize a realidade de cada um como ponte para a ampliação do conhecimento de alunos e professores, com vistas a encontrar o acesso para uma reflexão/construção ética e estética acerca das diferentes formas de produção cultural na área da dança.