Resumo

Este trabalho traz uma análise da literatura produzida pelos alunos do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF no tocante ao conteúdo dança. Este é um dos conteúdos da cultura corporal de movimento que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe como Unidade Temática a ser desenvolvida nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, entretanto, a literatura tem apontado pouca presença desta manifestação corporal nas aulas de Educação Física escolar. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar se as produções das turmas egressas do ProEF dos anos 2020 e 2021 abordaram o conteúdo dança nas aulas de Educação Física e de que forma eles apareceram, tendo em vista que o ProEF é um programa comprometido com a formação continuada de professores em exercício na Educação Básica e com um papel importante de qualificar a atuação docente no âmbito da Educação Física escolar. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental-bibliográfica que incidiu sobre as produções acadêmicas veiculadas no curso de pósgraduação stricto sensu. O recorte temporal da pesquisa compreende os trabalhos apresentados pelos egressos entre 2020 e 2021, disponíveis no site das instituições associadas ao ProEF. Das treze instituições de Ensino Superior participantes da pesquisa nos anos levantados, foram encontrados disponíveis 167 dissertações publicadas, sendo somente oito referentes a manifestação corporal dança. Os resultados mostraram que das 13 Universidades, somente em sete delas aparecem trabalhos sobre a dança, sendo elas a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus de Bauru (UNESP-FC) com uma publicação, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com uma, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) com uma, a Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) com uma, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com uma, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com uma e somente a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus de Rio Claro (UNESP-IB) com duas publicações sobre a temática. Com relação aos anos de escolaridade identificados nas dissertações, 3 delas abordam a dança no Ensino Médio, 1 no Fundamental II, 3 no Fundamental I e 1 na Educação Infantil. A partir dos resultados encontrados, podemos concluir que a dança enquanto um importante conhecimento pertencente à Educação Física escolar, ainda se encontra como conteúdo menos abordado nas aulas quando comparada a outros conteúdos da disciplina, mesmo sendo assumida pela BNCC como Unidade Temática. Com efeito, esse cenário reforça a dança como prática corporal que não está tendo a significativa importância no currículo escolar e o seu valor no processo formativo dos alunos da Educação Básica.

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