Dança na educação física escolar: identificando sua abordagem nas produções do proef
Por Luana Torquato Siqueira (Autor), Rodrigo Lema Del Rio Martins (Autor).
Resumo
Este trabalho traz uma análise da literatura produzida pelos alunos do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF no tocante ao conteúdo dança. Este é um dos conteúdos da cultura corporal de movimento que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe como Unidade Temática a ser desenvolvida nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, entretanto, a literatura tem apontado pouca presença desta manifestação corporal nas aulas de Educação Física escolar. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar se as produções das turmas egressas do ProEF dos anos 2020 e 2021 abordaram o conteúdo dança nas aulas de Educação Física e de que forma eles apareceram, tendo em vista que o ProEF é um programa comprometido com a formação continuada de professores em exercício na Educação Básica e com um papel importante de qualificar a atuação docente no âmbito da Educação Física escolar. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental-bibliográfica que incidiu sobre as produções acadêmicas veiculadas no curso de pósgraduação stricto sensu. O recorte temporal da pesquisa compreende os trabalhos apresentados pelos egressos entre 2020 e 2021, disponíveis no site das instituições associadas ao ProEF. Das treze instituições de Ensino Superior participantes da pesquisa nos anos levantados, foram encontrados disponíveis 167 dissertações publicadas, sendo somente oito referentes a manifestação corporal dança. Os resultados mostraram que das 13 Universidades, somente em sete delas aparecem trabalhos sobre a dança, sendo elas a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus de Bauru (UNESP-FC) com uma publicação, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com uma, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) com uma, a Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) com uma, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com uma, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com uma e somente a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus de Rio Claro (UNESP-IB) com duas publicações sobre a temática. Com relação aos anos de escolaridade identificados nas dissertações, 3 delas abordam a dança no Ensino Médio, 1 no Fundamental II, 3 no Fundamental I e 1 na Educação Infantil. A partir dos resultados encontrados, podemos concluir que a dança enquanto um importante conhecimento pertencente à Educação Física escolar, ainda se encontra como conteúdo menos abordado nas aulas quando comparada a outros conteúdos da disciplina, mesmo sendo assumida pela BNCC como Unidade Temática. Com efeito, esse cenário reforça a dança como prática corporal que não está tendo a significativa importância no currículo escolar e o seu valor no processo formativo dos alunos da Educação Básica.