Dança na educação física escolar: uma análise da literatura
Por Maria Teresa Martins Fávero (Autor), Juliana Dias Boaretto Fernandes (Autor), Elaine Josefa Barbosa dos Reis (Autor).
Resumo
A dança se faz presente na vida humana desde os primórdios, sendo vista como um conteúdo formador de potencialidades humanas. Podendo contribuir com o desenvolvimento e desempenho de jovens e adultos. Atualmente o conteúdo dança encontra-se nas disciplinas de Artes e Educação Física, sendo esta legitimada como conteúdo. Porém, apesar dos benefícios proporcionados pela dança, muitas vezes a mesma fica restrita a ser trabalhada em datas comemorativas no ambiente escolar. Partindo desta premissa, este estudo teve por objetivo diagnosticar como a dança nas aulas de Educação Física vem sendo objeto de investigação, a partir da produção de artigos publicados nas principais revistas da área da Educação Física nos últimos 12 anos e que tenham por objetivo diagnosticar a dança escolar no Brasil. A busca de dados foi realizada através do WebQualis (quadriênio 2013/2016). Foram incluídos na pesquisa estudos nacionais que apresentaram relação com a Educação Física escolar, publicados entre 2010 e 2022, de classificações A1, A2, B1, B2. A busca de dados rendeu 432 títulos; destes 37 artigos foram selecionados a partir da leitura dos títulos para a leitura dos resumos; logo após foram selecionados 17 artigos para leitura na íntegra. Destes 14 atenderam aos critérios de inclusão e foram revisados na sua totalidade. Grande parte dos estudos demonstrou as dificuldades em se aplicar o conteúdo dança na escola e a importância da mesma. Os estudos selecionados para a pesquisa apresentaram objetivos distintos, que se resumem em analisar os conteúdos sobre dança, as possibilidades, os avanços, os limites, os enfrentamentos e as barreiras do ensino-aprendizagem da dança. Alguns estudos buscaram atingir os objetivos através da prática, outros através da análise de documentos norteadores dos currículos. Alguns estudos buscaram elaborar e implementar o ensino da dança, apresentando propostas que potencializam as reflexões e contribuam com a ação docente. Os resultados demonstraram que os professores de Educação Física têm dificuldades em aplicar o conteúdo dança na escola por diversos motivos, dentre eles: a formação inicial insuficiente, a falta de espaços adequados, recursos matérias, preconceitos e resistência por parte de alguns alunos (principalmente do sexo masculino), por motivos religiosos entre outros. Outro fator relevante indicado é que os professores sabem da importância/benefício da Dança para o desenvolvimento de seus alunos, porém negam o ensinamento do conteúdo por falta de segurança em ensina-lo.