Dança na Educação Infantil: Relato de Uma Prática Pedagógica na Educação Física
Por Gabrielle Souza Silva (Autor), Joice Tainá de Jesus Santos (Autor), Marlon Messias Santana Cruz (Autor), Rosilene Vila Nova Cavalcante (Autor).
Resumo
Introdução: A Educação Infantil conforme a LDB 9394/96 é a primeira etapa da educação básica e tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais, sociais em consonância a ação da família e da comunidade. O presente estudo foi desenvolvido a partir de observações realizadas em uma Creche Municipal do Território Sertão Produtivo e propomos como questão norteadora discutir sobre quais as contribuições que a dança, como conteúdo da educação física escolar, traz para o desenvolvimento das crianças na educação infantil? Objetivo: Analisar e discutir quais as contribuições da dança, enquanto componente curricular da educação física na perspectiva de prática pedagógica significativa. Metodologia: trata- se de um estudo qualitativo, de caráter descrito e classificado como uma pesquisa de campo na proposta de um relato de experiência. Utilizamos como instrumento de coleta, a observação dirigida e o diário de campo como registro reflexivo no intuito de garantir os pontos pertinentes ao que propõe. As aulas observadas aconteceram com crianças de 3 anos, no turno vespertino, no período de Maio a Junho de 2017 em encontros duas vezes por semana. Resultados: a partir da leitura e estudo do PPP da Creche, percebe-se que a educação física é um componente curricular, contudo a dança não se apresenta como um conteúdo sistematizado na práxis pedagógica da professora. As aulas observadas foram significativas, na evidência de marcadores sociais para elencar o debate e revelar possibilidades de desconstrução de paradigmas relacionados à dança. Ficou explícita a relação afetiva da professora com os alunos durante o desenvolvimento das atividades, com motivação e envolvimento das crianças nas atividades, O conteúdo relacionado à dança foram as brincadeiras de roda e as danças circulares, de fácil aprendizado que auxiliaram no desenvolvimento da noção de ritmo individual e coletivo dos alunos. Considerações Finais: A observação nos permitiu a reflexão sobre a dança como conteúdo da educação física. Percebemos como é complexa essa proposição nesta faixa etária, sobretudo relacionar com as características pertinentes a essa idade sem descaracterizar as finalidades da dança. Assim foi possível identificar lacunas em nossa formação inicial com relação ao estudo sobre o desenvolvimento e as características das crianças e associar as possibilidades da dança enquanto conteúdo da educação física nesta etapa escolar.