Dança na Escola: Uma Reflexão Sóciopedagógica
Por Renata Barbosa da Cruz (Autor), Marcelle Cabral Volpasso (Autor), Joyce da Silva Heinze (Autor), Ruan Ibrahim de Oliveira Gonçalves (Autor), Valéria Nascimento Lebeis Pires (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A dança manisfesta-se como forma de comunicação e socialização por meio de gestos e movimentos (AMARAL, 2009; GARIBA, 2005), sendo importante no desenvolvimento motor, afetivo e psicossocial (GARIBA; FRANZONI, 2007). Tal prática enfrenta resistência no âmbito escolar com dificuldades para que se efetive como um dos conteúdos abordados em aulas de Educação Física (EF), seja por questões de aceitação dos alunos, falta de motivação dos professores, pouca afinidade entre as partes e a prática e infraestrutura (SARAIVA, 2009; BUOGO; LARA, 2011; SILVA et al, 2012; SOUZA et al., 2014). Com base nas consideraçõs apontadas, é possível incluir a dança como proposta sociopedagógica na EF escolar?