Dança Para Meninos: Visão dos Professores de Educação Física
Por Thaiane Bonaldo do Nascimento (Autor), Daiane Dalla Nora (Autor), Douglas Almir Tolfo Rossa (Autor), Mara Rubia Alves da Silva (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O presente estudo tem como objetivo compreender a visão dos professores sobre o ensino da dança para meninos na Educação Física (EF) escolar, justificando-se pela busca da superação da divisão sexista e negação de conhecimentos. Trata-se de um estudo exploratório realizado com dois (2) professores (as) de EF, das cidades de Santa Maria/RS e Nova Palma/RS, que atuam no ensino fundamental. Para coleta de dados utilizou-se um questionário. Concluímos que o não ensino da dança para meninos ocorre devido ao despreparo dos professores na formação inicial e pela reprodução das concepções hegemônicas de masculinidade e feminilidade impostas pela sociedade, que vem interiorizando certos preconceitos sobre alguns conteúdos da EF.