Resumo

A dança, como elemento da cultura corporal faz parte dos conhecimentos que devem ser tratados na Educação Física escolar. No entanto, isso não ocorre frequentemente, ficando restrita a situações esporádicas e/ou a datas comemorativas. Diante disso, o presente ensaio teve como objetivo analisar a implementação de um programa de dança conjuntamente com o Tema Transversal Pluralidade Cultural, enquanto uma possibilidade pedagógica. Este tema foi selecionado devido à corrente necessidade de se desenvolver reflexões multiculturais na escola. O programa de dança foi aplicado em uma turma de Educação Física do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município do interior de São Paulo.  Na investigação foi utilizado um diário de campo para descrição e posterior análise dos comportamentos e atitudes dos alunos. Foram realizadas duas avaliações (inicial e final) e uma entrevista com os alunos no encerramento do estudo. Os resultados apontaram dificuldades de implementação de novas propostas, uma vez que os alunos se interessavam mais por aquilo que já conheciam, todavia revelou que uma abordagem diferenciada da dança pode enriquecer os conhecimentos dos alunos bem como estimulá-los a conhecer e explorar outros conteúdos da cultura corporal.


 

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