Resumo

O objetivo deste estudo foi relatar uma experiência de ensino da dança na Educação Física Escolar. A experiência foi desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de São José (SC). A dança surge como um conteúdo desafiador, pois enfrenta, geralmente, três barreiras iniciais, sendo elas: insegurança dos docentes em desenvolvê-la, resistência por parte dos alunos e contexto estrutural das escolas. Quanto ao desenvolvimento desta experiência, destaca-se que o conteúdo dança foi aplicado no primeiro semestre de 2018, entre os meses de abril a julho (totalizando 48 aulas). No que se refere ao planejamento das atividades, para atender as expectativas dos alunos e para um sucesso no desenvolvimento da dança, pensou-se em realizá-lo por etapas, as quais envolveram estratégias específicas para atender aos objetivos propostos, dividindo-os em: atividades rítmicas, ritmos musicais e apresentação de dança para a comunidade escolar. Os resultados foram positivos, pois não foram exigidas técnicas, mas sim fomentadas experiências, orientando os alunos na descoberta de suas habilidades, instrumentalizando e construindo conhecimento através da dança. Conclui-se que os alunos puderam aprender através da dança e que as aulas foram de grandes aprendizados tanto para os alunos quanto para a docente.

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