Dançando e fervendo com A turma Elza Soares: cenas de uma tematização do frevo na educação infantil

Por Alice Gomes Signorelli (Autor), Leonardo de Carvalho Duarte (Autor).

Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol. 2 . páginas 27 - 59

Resumo

Ano letivo de 2019 iniciando e um mundo de possibilidades para a turma Elza Soares, assim batizada em virtude da proposta coletiva do Projeto Es-pecial de Ação (PEA) que intencionou apoiar-se na vida e obra de mulheres negras51, com reconhecida influência e contribuição na cultura brasileira. Essa escolha foi realizada para nutrir os projetos e as experiências pro-duzidas com as crianças ao longo do ano, com o objetivo de potencializar ações educativas para a promoção da equidade de gênero e raçaA EMEI Nelson Mandela, é uma escola pública municipal de Educação Infantil, localizada no bairro do Limão, na zona Norte da cidade de São Paulo. Cada turma é constituída por uma média de trinta crianças, de qua-tro, cinco e seis anos de idade, que chegam à escola às 8:00 e permanecem até as 16:00.As crianças dividem o tempo e os espaços com duas professoras, uma em cada turno (matutino, 8h às 12h e vespertino, 12h às 16h) e com toda comunidade escolar, as crianças das outras turmas, as outras professoras e educadoras (da limpeza, cozinha, secretaria, equipe de apoio) e com a família Abayomi, bonecos de pano, que participam e mobilizam vivencias no currículo da escola