Resumo


Objetiva apresentar a Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) das danças de matriz africana em contexto de estágio de um curso de Educação Física e promover reflexões sobre a educação das relações étnico-raciais na escola. Realizou-se um estudo de caráter empírico valendo-se da dança como prática social que engloba diferentes manifestações rítmicas-expressivas. Inseridos em uma turma de 4º ano do ensino fundamental I, inicialmente, os professores-estagiários realizaram um levantamento sobre as danças de origem africana, sobretudo, das regiões Central e Ocidental da África. Os resultados, pautados na análise de oito planos de aulas, demonstraram que a organização da OTP em estágio necessitou de contínua e coletiva atividade de pesquisa, diálogos e trocas para a constituição do planejamento e do desenvolvimento das aulas, mediante preponderante supervisão do professor-supervisor. As análises identificam possibilidades de processos educativos para as relações étnico-raciais a partir do trato da dança na Educação Física, no entanto, ainda passível de discussões e avanços.

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