Danças folclóricas e docência: Dificuldades e possibilidades observadas em uma revisão sistemática de estudos qualitativos
Por Souza Martins Olival (Autor), Priscila Giselli Silva Magalhães (Autor), Alexandre Janotta Drigo (Autor), Claudio Joaquim Borba-Pinheiro (Autor).
Resumo
Esta pesquisa buscou analisar a prática docente na educação física escolar (EFE) brasileira com o conteúdo de danças folclóricas (DF). Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de estudos experimentais qualitativos nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, portal de periódicos Capes, Lilacs e Scielo. Para qualidade metodológica, foi utilizado o Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ). Foram selecionados seis estudos qualitativos, dos quais quatro mostraram que os professores têm dificuldades em ensinar o componente DF devido a diferentes fatores e dois estudos mostraram que foi possível ensinar o componente curricular com estratégias teórico-práticas compartilhadas entre professores e alunos. Portanto, o estudo conclui que os professores do EFE ainda apresentam dificuldades no ensino do componente por diferentes motivos, com algumas exceções bem-sucedidas que podem motivar um futuro melhor no contexto desse importante componente curricular para a vida dos alunos.