Resumo

Objetivos:
Investigar a percepção de alunos sobre as vivências referentes às danças populares no contexto da Educação Física escolar.
Métodos e resultados:
Este estudo qualitativo foi desenvolvido por meio de pesquisa exploratória, utilizando um questionário aberto como instrumento para a coleta de dados, aplicado a uma amostra intencional composta por 39 alunos de uma escola técnica da Cidade de Rio Claro, SP. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático. Os resultados indicaram que, em relação à importância do aprendizado sobre as danças populares no contexto da aula de Educação Física, informações sobre diferentes culturas e a possibilidade de aumento do conhecimento foram os itens mais citados pelos participantes. Ainda foram destacados como importância do desenvolvimento da dança no contexto escolar aspectos como a exercitação do corpo, o aprendizado sobre a história das danças e as tradições, a expressão dos sentimentos e a diversão. Os sentimentos relatados pelos alunos após as vivências com danças populares foram mais positivos, representando 84,6% das respostas, do que negativos, em 15,4 das respostas, sendo que os mais citados foram: liberdade, alegria, leveza, diversão, bem-estar, felicidade, prazer, diversão, agradabilidade, agilidade, paz, calma e segurança.

Conclusão:
Conclui-se que os alunos reconhecem a validade do conteúdo referente às danças populares no contexto das aulas e o fator preponderante identificado pelos alunos como importante foi a possibilidade de ampliação do conhecimento acerca da cultura. Sugerem-se novos estudos para ampliar a diversidade de ofertas de conteúdos artísticos em aulas de Educação Física.