Resumo
Abordar a dança regional brasileira no contexto escolar é uma jornada que vai além dos movimentos corporais, é uma imersão nas riquezas históricas, geográficas e culturais que cada região do Brasil carrega consigo. Minhas vivências na organização de festas juninas, festas regionais brasileiras e teatro musicado em libras reforçaram convicções sobre a importância do trabalho com a dança no ambiente escolar. Imaginem levar os alunos a uma viagem pelos ritmos, costumes, vestimentas e sabores que fazem parte do nosso país, tudo isso através da dança... Essa integração tem o potencial não apenas de aprimorar a experiência educacional, mas também promover a valorização das nossas raízes culturais. Assim, o objetivo da pesquisa foi desenvolver e analisar uma sequência didática de 18 aulas sobre danças regionais brasileiras, inseridas em uma disciplina eletiva para os anos finais do ensino fundamental. Para isso, foi utilizada uma Intervenção Pedagógica que envolveu 37 alunos(as), todos(as) matriculados(as) na disciplina eletiva “Dança Brasil”, em uma escola da Rede Estadual do interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados incluiu registros dos diálogos estabelecidos e a descrição de toda sequência didática em diário de bordo. Para análise dos dados, foi utilizado o desenvolvimento de categorias de codificação, culminando nas seguintes categorias: A) Fatores Organizacionais e Pedagógicos da Prática Docente; B) Interesse pela Eletiva; C) Aspectos Culturais da Dança; D) Aspectos Atitudinais na Dança; E) Aspectos Lúdicos na Dança; F) Protagonismo dos(as) Participantes; G) Aprendizagens Propiciadas pela Eletiva. Os resultados revelaram que a dança pode ser um elo entre cultura e educação, proporcionando uma compreensão mais ampla de nossas raízes culturais. Apesar dos desafios enfrentados, como a falta de interdisciplinaridade nos currículos e resistência à dança como conteúdo escolar legítimo, os(as) alunos(as) experimentaram um desenvolvimento significativo, pois não só ganharam confiança em si mesmos, mas também aprenderam a respeitar uns aos outros, a trabalhar em equipe e a explorar diferentes estilos de dança e manifestações culturais. A prática da dança também estimulou o protagonismo dos(as) alunos(as), possibilitando que assumissem responsabilidades e contribuíssem para a construção de ações mais conscientes, criativas e engajadas. Além disso, o estudo da dança promoveu uma interconexão de conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, como história, geografia, música e antropologia, ampliando ainda mais a experiência educacional dos estudantes.