Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar se as medidas adotadas pela gestão do Operário Ferroviário Esporte Clube (O.F.E.C.), no período de 2014 a 2019, contribuíram com suas conquistas competitivas. Para tanto, delineou-se um estudo de caso básico, exploratório, bibliográfico e qualitativo. Visando a criação de linhas convergentes no processo investigativo, utilizou-se a triangulação metodológica como método analítico. Subsidiado pela Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu, constatou-se que o planejamento empresarial e o marketing foram estratégias que levaram a aquisição de capital simbólico e econômico, permitindo aos gestores obter as condições necessárias para a realização de investimentos em infraestrutura e contratação de novos jogadores, fatores considerados fundamentais para as conquistas dentro de campo. Como o inédito título estadual e os triunfos nacionais consecutivos das séries D e C. Verificou-se ainda que fora de campo o clube quitou suas dívidas, lançou sua loja oficial e estruturou um sólido programa de sócios torcedores. Fatos que nos permitem inferir que a gestão do clube influenciou para obtenção de resultados positivos fora e dentro de campo.

Referências

Barros, J.A.F. (2016). Estrutura organizacional e das tomadas de decisão em Clubes Sócioesportivos de São Paulo [Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo]. https://doi.org/10.11606/D.39.2016.tde-30052016-155254

Bourdieu, P. (1983). Questões de sociologia. Marco Zero Editora.

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