Das Origens do Esporte na Inglaterra Aos Jogos Olímpicos Idealizados Por Coubertin: Um Olhar da Produção Acadêmica em Língua Inglesa
Por Wanderley Marchi Júnior (Autor), Bárbara Schausteck de Almeida (Autor).
Resumo
Existe relativo consenso na produção científica brasileira que as características modernas do esporte podem ser identificadas a partir das escolas públicas inglesas no final do século XIX. Porém, pouco se sabe sobre o contexto da transformação das práticas para o esporte e seus novos significados sociais, que inclusive influenciaram Pierre de Coubertin na “recriação” dos Jogos Olímpicos modernos. Por isso, o objetivo deste artigo é aglutinar subsídios da produção acadêmica em inglês sobre o contexto no qual se deu a transformação das práticas esportivas nas escolas públicas inglesas no século XIX, bem como sobre os novos significados que essas práticas passaram a ter e suas influências em Pierre de Coubertin. Argumentamos que as condições sociais dessa fase de transição influenciaram diretamente nos novos significados que o esporte passou a adquirir, provocando significativos impactos para o desenvolvimento do fenômeno esportivo no século XX e XXI