Resumo

A temporalidade é organizada na relação com diversos fatores que interferem entre si, levando em consideração que está distribuído de maneira igual em toda a sociedade, ou seja, todos possuem um dia com vinte e quatro horas. A diferença está na forma como essas horas são utilizadas, o que varia de um indivíduo para outro. Neste sentido, este estudo teve como objetivo investigar a utilização do tempo disponível e as práticas de lazer de escolares do 3º ano do Ensino Fundamental/séries iniciais, da Escola Estadual Dom João Antônio Pimenta. A pesquisa realizada foi de campo, de caráter descritivo e qualitativo, com revisão de literatura. Para coletar os dados foram utilizados dois questionários, sendo um para os pais/responsáveis e o outro para os escolares. Os questionários continham questões abertas e fechadas formuladas de acordo com os objetivos propostos neste estudo. A amostra foi composta por 73 pais/responsáveis sendo do sexo masculino e feminino na faixa etária de 25 a 64 anos, e 73 escolares na faixa etária de 8 a 10 anos

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