Resumo

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo central analisar os objetos de trabalho de professores de Educação Física de uma escola profissionalizante e o seu impacto no processo de constituição de seus saberes profissionais. Mais especificamente, buscou analisar o peso da cultura da escola no processo de edificação das práticas e saberes pedagógicos desses docentes. Com esse estudo intentamos construir respostas ao seguinte questionamento: até que ponto o processo de conhecimento na ação tem suas raízes no contexto social e institucional estruturado do qual compartilha uma comunidade de profissionais? Para isso, realizamos uma pesquisa que envolveu três docentes dessa disciplina (dois homens e uma mulher), diretores, especialistas (pedagogas, psicólogas, assistente social, médico) e alunos de ensino médio profissionalizante e fez-se uso de várias técnicas de coleta de dados: observação do cotidiano escolar, entrevistas e análise documental. A pesquisa aponta alguns dos objetos-condições de trabalho dos professores de Educação Física, bem como, saberes profissionais edificados frutos das interações que esses docentes estabelecem com o seu contexto situado de trabalho e a instituição como totalidade.

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