DCN, SUS E Educação Física: ecos da discursividade biomédica na avaliação estudantil dos currículos 2012-2017 da UFRGS

Por Ana Paula Dahlke (Autor),

Parte de Formação em saúde e educação física . páginas 339 - 368

Resumo

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou, em 18 de dezembro de 2018, a Resolução CNE n° 6 (Brasil, 2018b), que trata das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Educação Física. Dentre as mudanças mais significativas, está o ingresso único, que torna possível aos estudantes, após cursarem quatro semestres de etapa comum, a opção pela finalização do curso nas etapas específicas da licenciatura ou do bacharelado. Na introdução do Parecer CNE/CES n° 584/2018, que sustentou os argumentos para a aprovação da referida resolução, consta que a proposta foi construída por meio da análise dos efeitos de 13 anos de vigência das diretrizes anteriores, e que as demandas de integração dos cursos de Educação Física, bem como as experiências curriculares bem-sucedidas nesse período, foram atendidas nas DCN de 2018. Os conselheiros signatários do documento destacam que a resolução traz avanços em relação às anteriores, pois assume a perspectiva de uma integração curricular pautada, principalmente, no arcabouço teórico e metodológico do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Bacharelado e da Formação de Professores e Educação Escolar para a Licenciatura (BRASIL, 2018a).