Editora Casa da Educação Física. Brasil 2012. 58 páginas.

Sobre

Tenho imenso prazer em compartilhar, com todos os interessados, esta minha biografia, publicada pelo professor doutor Claudio Boschi em 2012.

Em junho do ano anterior, num jantar no Porto oferecido pelo professor doutor Rui Garcia e senhora aos colegas brasileiros por ocasião do Aniversário da Faculdade do Desporto, da Universidade do Porto fui ’intimado’ a escrevê-la de forma a deixar às futuras gerações minha visão da carreira que abracei e dos acontecimentos históricos onde ela se inseria.

Minha carreira, como professor de Educação Física começa bem antes de minha formação inicial. Dos bancos dos cursos ginasial e científico a mais alta honraria que me foi distinguida pela Universidade do Porto, muitos anos decorreram e certamente muitos fatos e personagens desapareceram da minha memória. Procurei pautá-la também em fontes primárias de maneira e evitar que lapsos de memória de fatos e personalidades que deixo de mencionar. Aos personagens da Educação Física que omiti, peço desculpas pelo esquecimento.

O livro se divide em dez partes: Capítulo 1, Os Cursos Iniciais de Formação em Educação Física e a Mudança Paradigmática; Capítulo2, Carreira de Técnico Desportivo em Natação; Capítulo3, Recreação Botafoguense; Capítulo4, Escola Guatemala; Capítulo 5, Ginásio Estadual Nun´Álvares Pereira; Capítulo6, Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ; Capítulo7, Universidade Federal Fluminense (UFF); Capítulo8, Universidade do Estadodo Rio de Janeiro (UERJ) e Capítulo9, UNIVERSO, Capítulo 10, Bibliografia, Informação e Documentação.

Assim espero ter cumprido a ’intimação´ apresentando os pontos mais relevantes da minha carreira.

                                                                                                                    Alfredo Faria Junior