De danças clássicas ao “dance se souber”: tematização de estilos de dança

Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol. 4 . páginas 220 - 232

Resumo

As danças foram tematizadas juntamente com os/as estudantes de duas turmas de 8º anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Correia, localizada na zona leste de São Paulo, entre julho e outubro de 2022. A escola funciona em dois turnos: o da manhã acolhe turmas dos ciclos interdisciplinar e autoral, que compreende as turmas de 6º ao 9º ano com três aulas semanais de Educação Física, e o da tarde acomoda turmas do ciclo de alfabetização e interdisciplinar, que abrange turmas de 1º ao 5º ano com duas aulas semanais. Algumas situações didáticas aqui descritas ocorreram em aulas seguidas, conhecidas como dobradinhas. Nessa tematização, contei com a participação de dois estagiários, Fábio Fábregas e João Victor Moraes, ambos estudantes de Licenciatura em Educação Física. Eles acompanharam as aulas, planejaram algumas atividades comigo e sugeriram intervenções. Como formas de registro do trabalho, utilizei um caderno próprio, além de fotos e vídeos. Com a correria do dia a dia do trabalho docente, me atenho a registrar os acontecimentos das aulas e algumas significações expressas pelos/as estudantes que acredito que podem me ajudar a planejar as atividades ao longo da tematização. Cabe destacar que, embora a escrita possa transmitir o contrário, as ações pedagógicas não ocorreram sem resistências dos/as estudantes ao tema e às atividades propostas.