Resumo

A autora apresenta um trabalho de 13 pgst -abordando: a Reabilitação .e suas modalidades; as fases e os objetivos do processo de Reabilitação; apresentando a proposta de inclusão do professor-de Educação Flsica na mesma; os conceitos e defi ciência, incapacidade, excepcionalidade, invali := dez e handicap, sugerindo um título abrangente, a a carência, para as diversas modalidades de def1 ciência, não só as clássicas mas também outras -'- inúmeras formas de debilidades sensoriais, ernoti iras, biológicas, psicológicas e ainda, as de cmií dição sócio-económicat de idade, de sexo, etc; a. atuação do professor de Educação Física com os de ficientes, isto é, o trabalho com suas potencial) dades, propondo uma reformulação no currículo das Faculdades de Educação Física nesse sentido a con cepção e proteção da pessoa normal, salientando que cabe ao Estado dar todo o amparo, apoio, as sistência, auxíliot.compreensão e proteção não s3 à pessoa deficiente como à pessoa normal, através da garantia de Higiene e Segurança do Trabalho, - da prevenção de acidentes, da protenção do menor e da pessoa de idade avançada; a concepção e a ne cessidade de consolidar a atual legislação espar sa sobre a pessoa deficiente, tendo em vista que tramitam no Congresso Nacional pelo menos 27 pra jetos de lei e 2 projetos de leicomplementares'xit sando o amparo da pessoa deficiente, sugerindo a elaboração de um Código Nacional da Pessoa Caren-te, aproveitando o farto material contido nos re feridos projetos; e por fim, a ação corretiva do professor de Educação Física através de estudo, exercídlos, treinamento, desenvolvimento das fa culdades, estímulo e motivação. Nas conclusões, deixa claro as medidas a se rem tomadas. 

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