Resumo
Esta pesquisa indaga as possibilidades de práticas pedagógicas não homogeneizantes e não discriminatórias, envolvendo a interculturalidade e a interdisciplinaridade na cultura da escola, tomando os diferentes saberes e sujeitos de forma dinâmica e polissêmica, os quais expressam diferentes lógicas, sentidos/significados, motivados pelas questões que envolvem geração, gênero, etnia, classe, dentre outras. Esta pesquisa caracteriza-se como revisão bibliográfica e tem como foco e análise das contradições e tensões expressas pela dinâmica da cultura da escola, levando-nos a seguinte questão: como superar a fragmentação e disciplinarização do saber, propiciando possibilidades de participação e constituição de uma dinâmica interdisciplinar? Como superar a pretensa homogeneização cultural existente nas práticas escolares tradicionais, desenvolvendo outras práticas pautadas no respeito à diferença e à polissemia cultural? Deste modo, indicam-se os seguintes objetivos desta pesquisa: análisar os aspectos da cultura da escola, tomando como referência o caso particular da Escola de Ensino Fundamental Aureníria Correa Pimentel (Serra/ES); desenvolver alguns fundamentos teórico-metodológicos que possibilitem a mediação e a superação do atual tratamento às diferenças culturais e aos diferentes conhecimentos no espaço escolar, com ênfase na Educação Física; e construir uma aproximação teórica entre os conceitos de interculturalidade e interdisciplinaridade.