Resumo

Introdução: A iniciação esportiva é um momento importante na construção da vida da criança/adolescente, podendo contribuir com as relações humanas e alimentar o hábito da prática de atividades corporais ao longo da vida. Neste sentido, formação e atuação de treinadores, no âmbito da iniciação esportiva, ganham relevo. Objetivo: Identificar e analisar as perspectivas de treinadores experientes e de rendimento do handebol sobre a iniciação esportiva. Metodologia: O estudo qualitativo teve a abordagem descritivo-interpretativa dos dados e a técnica de coleta foi a entrevista semiestruturada, com quatro treinadores que atuam/atuaram junto à iniciação esportiva do handebol e que atuam no rendimento adulto. Resultados: Sobre o conceito de iniciação esportiva em handebol, indicaram como uma etapa da aprendizagem que deve ser vinculada às capacidades de coordenação motora e que é importante que a criança se sinta bem jogando handebol, envolvendo a dimensão afetiva do aprendiz e contribuindo para a construção de uma relação prazerosa com a modalidade esportiva. Sobre os elementos essenciais que o treinador precisa se atentar na iniciação esportiva, salientam que os aprendizes precisam de domínios corporais gerais, desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, defendem não haver especificação de posições, utilizam uma abordagem de experimentação geral, na qual o aprendiz tenha vivências em várias posições de jogo e valorizam a aprendizagem do jogo como situação problema, com alta demanda tática, dando relevo aos elementos de sociabilidade, de valorização da criança como um aprendiz ativo no processo de aprendizagem. Conclusões: Os depoimentos dos treinadores demonstraram preocupação com um ensino que articule as habilidades motoras às habilidades de jogo na fase da iniciação esportiva em handebol, demarcando indícios do trabalho com as metodologias ativas. Para os treinadores investigados, na iniciação esportiva em handebol não deve haver especificações relativas a uma posição de jogo, revelando a preocupação em evitar a especialização precoce.

Acessar