Resumo

Resumo: O Projeto de Extensão em Ginástica da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido desde a década de 90, apresenta como característica práticas pedagógicas que tendem a romper com modelos tradicionais de ensino. O método de ensino desse projeto foi desenvolvido na prática e posteriormente embasado teoricamente pelos estudos de Vygotsky, tendo como principais pontos de sua prática pedagógica: professor(a) como um(a) mediador(a) do conhecimento, atuação na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), e valorização de conhecimentos prévios dos(as) aprendizes para a construção do conhecimento. Partindo deste contexto, este estudo teve como objetivo descrever e analisar os impactos afetivos, cognitivos e motores produzidos nas crianças, pelas aulas de Ginástica do referido projeto. Para tal foi desenvolvido um Estudo de Caso (YIN, 2001), com uma turma do Projeto de Extensão em Ginástica da FEF-Unicamp, envolvendo crianças participantes de 4 a 6 anos de idade, seus(suas) responsáveis e a pesquisadora. Na pesquisa de campo foram realizadas Rodas de Conversa com as crianças, bem como a elaboração de desenhos a cada duas aulas durante 15 semanas. Com os(as) responsáveis foram realizadas entrevistas semiestruturadas ao final do semestre. Além dessas duas técnicas, a pesquisa também contou a observação participante da pesquisadora. A análise dos dados obtidos ocorreu a partir da análise de conteúdo proposta por Laville e Dione (1999), tendo como referencial teórico estudos elaborados por Vygotsky, Wallon e também pelo Grupo do Afeto da Faculdade de Educação da Unicamp. Como resultado desse processo duas categorias foram elencadas, sendo a primeira sobre os impactos (motores, afetivos e cognitivos) das aulas gerados nas crianças e a segunda sobre aspectos que colaboraram para a produção de tais impactos, nos quais destacamos o método, as estratégias lúdicas utilizadas, e a relação estabelecida entre as próprias crianças e também entre elas e os(as) professores(as). Os dados obtidos nos levam a considerar que as aulas do referido projeto impactaram positivamente as crianças participantes, visto que elas davam continuidade aos conteúdos aprendidos em aula em outros espaços e momentos extra-aula e também estabeleceram uma relação afetiva com as aulas do referido projeto. Por fim, esta pesquisa traz um exemplo de processo de ensino, vivência e aprendizado esportivo que rompe com modelos tradicionais de ensino de práticas corporais/esportivas e que considera o ser humano em dimensões que vão além dos gestos técnicos, também importantes, mas como uma parte dentro do todo

Citação: MILANI, Camila Sanchez. De "ponta-cabeça": impactos das aulas de ginástica para crianças da extensão da FEF-Unicamp. 2020. 1 recurso online ( p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.

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